sexta-feira, 30 de outubro de 2009

SOBRE DIFICULDADES

Recentemente num recolhimento religioso havia um livro com um tema muito interessante: chama-se "O Valor das Dificuldades.

Comprei tal livro e ao começar a leitura me deparei com situações que me fez remeter a minha escalada para realizar meu sonho de montar meu próprio escritório de advocacia.

Muitas foram e muitas são as dificuldades nesta minha caminhada para tornar real um sonho.Mas sobre isso fica para um próximo texto.

Então resolvi transcrever alguns trechos que realmente serve de lição àquelas pessoas que ao primeiro sinal de dificuldade (seja na vida profissional, afetiva, familiar, etc.) optam em desistir ao invês de supera-las, vejamos:

"O progresso é lei da nossa vida, porque não estmaos 'feitos' de uma vez por todas, mas avançamos passo a passo, ao longo dos nossos dias, rumo à nossa plenitude. Isto exige uma contínua superação, uma vez que avançar não é dar voltas ao redor do mesmo ponto, mas subir, superar-se a si mesmo e crescer. Em qualquer momento da nossa existência, sempre podemos enxergar - tanto do ponto de vista do trabalho e da cultura, como da vida espiritual e moral - mais um degrau a galgar, mais um patamar a alcançar. E é claro que ninguém consegue uma ascensão sem esforço e, em consequência, sem ter de enfrentar resistências e dificuldades.
Montanhas e serras, dificuldades, têm um valor para quem caminha. Poderiam ser barreiras - se faltasse ideal e empenho -, mas podem ser degraus.(...)
(...) Cada dificuldade, portanto, permite uma auto-avaliação da nossa qualidade moral.(...)
(...)Quando sentimos, portanto, o desânimo que, perante uma dificuldade, nos impele a pensar que "não dá", devemos convencer-nos de que a verdade se encontra na posição contrária: somente assim é que dá. Isto é, somente enfrentando e superando uma dificuldade colocada no caminho da virtude é que a mesma virtude se consolida e se torna forte...."

O exercício da advocacia é um caminho repleto de dificuldades, afinal, somente advogados tem prazo para cumprir; na lista de prioridades do cliente, os honorários do advogado figuram abaixo do último; e por ai vai. Mas uma coisa eu garanto, no Brasil de hoje, há três maneiras de se ganhar um bom dinheiro honestamente: 1- ganhar na megasena; 2- ser um craque do futebol; 3- ser um bom advogado.

Infelizmente não vou ganhar na megasena por um simples motivo, eu não jogo. Quanto a um craque do futebol, impossível (falta um pouco de talento). Tentei a sorte no atletismo, era talentoso e pude conhecer o mundo, só isso, dinheiro que é bom....

Restou-me advocacia, então, com empenho e humildade, vamos enfrentar a dificuldade que logo logo o resultado virá.

A propósito, só o fato de viver da advocacia - que já uma dificuldade imensa - é sinal  um resultado fabuloso, as custas de muita superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário